A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ser como um “GPS” para a sua mente. Muitas vezes, ficamos perdidos nos nossos próprios pensamentos e sentimentos, sem saber exatamente o que está nos tirando do caminho que queremos chegar, das relações que gostaríamos de ter ou da pessoa que queremos ser. A TCC existe para ajudar a compreender e reconstruir esse “navegador interno”, identificando padrões de pensamento e comportamento que não estão ajudando, trazendo algum prejuízo para a sua vida e modificando para algo mais saudável e funcional.
O foco da TCC é no presente, no aqui e agora. Então, vamos conversar sobre as situações atuais que estão causando desconforto, como as preocupações do dia a dia, a ansiedade no trabalho ou a dificuldade nos relacionamentos, e, sobre as habilidades e objetivos que você deseja alcançar.
Na TCC, acreditamos que o pensamento influencia diretamente no que sentimos e o jeito que agimos. Em outras palavras: provavelmente se você pensar “eu não vou conseguir fazer isso, sou um fracassado”, você pode se sentir triste e desanimado, e ir deitar na cama sem ao menos tentar fazer o que deveria. Quando conseguimos identificar e mudar esses pensamentos automáticos, as emoções e comportamentos tendem a seguir o fluxo da mudança. E vice-versa. Então, o trabalho é aprender a compreender, questionar e modificar aqueles pensamentos que chegam sem aviso prévio e causam desconforto.

É aí que entra a parte prática. Em vez de ficar apenas refletindo sobre os pensamentos e sentimentos, nós vamos pensar juntas(os) em ferramentas para agir e transformar sua realidade, dentro do seu contexto e das suas possibilidades, claro. Por exemplo, podemos usar exercícios de reestruturação cognitiva, que são como um treino mental para te ajudar a olhar para as situações de uma forma mais realista, positiva e equilibrada. Além disso, também trabalhamos com tarefas de casa (sim, é isso mesmo, mas não é aquele tipo de tarefa chata ou extensa). São atividades que você pode realizar no seu dia a dia, encaixando na sua rotina, como praticar novas formas de pensar ou testar novas formas de agir, tudo com o objetivo de reforçar o aprendizado e te aproximar da vida que você deseja e da pessoa que você gostaria de ser.
Além disso, a cada sessão, vamos juntas(os) identificar o que está funcionando e o que não está. Ao longo do processo, vamos te dar crédito pela coragem de estar tentando, ver seus progressos e ajustar as estratégias quando necessário, sempre pensando no seu bem-estar. No espaço que construíremos, cada passo é dado com propósito e foco na mudança, mesmo que isso possa ser assustador no início. Eu estarei com você em todos os momentos!

Outro ponto essencial da TCC é o foco na autonomia. Não é sobre você se tornar dependente do psicólogo, mas sim aprender a ser seu próprio terapeuta. A ideia é que, ao final do processo, você tenha adquirido as ferramentas necessárias para lidar com os desafios da vida com mais confiança, regulação emocional e menos sofrimento. Aprendendo quem você é, seus padrões e sua forma de enxergar o mundo, os outros e a si mesma(o), você pode aprender a ficar bem com a própria ajuda.
A TCC não serve apenas para quem tem grandes transtornos, ela é indicada também para quem quer “apenas” melhorar a qualidade de vida. Se você se sente frequentemente estressada(o), ansiosa(o) ou até insatisfeita(o) com algum aspecto da vida, a TCC pode ser o caminho para organizar seus pensamentos e começar a agir de maneira mais alinhada com seus valores e objetivos.
Por fim, a terapia é sobre caminhar juntos. Claro, o processo é individual e você vai encontrar seu ritmo, mas estar ao lado de alguém que vai te acolher e escutar, sem julgamentos, faz toda a diferença! Podemos juntas(os) compreender sua forma de enxergar as coisas. A jornada pode ser realmente transformadora quando você começa a ver as mudanças acontecendo, seu humor melhorando e suas metas sendo alcançadas. E lembre-se: o tempo que você investe em entender o que está por trás dos seus pensamentos, vale cada segundo para melhorar a forma como você vive.
Ficou com alguma dúvida? Ficou com vontade de experimentar a TCC na sua terapia? Se respondeu sim para qualquer uma das perguntas, vem conversar comigo!


